Brasil ganha um novo Município

Depois de uma luta de mais de 20 anos, o distrito de Boa Esperança foi emancipado por meio de uma decisão do STF de (06/10/23). “A partir de agora, Sorriso passa a deixar de nutrir uma relação de mãe e filha com Boa Esperança, e passa a vivenciar uma relação de cidades irmãs, que seguem se apoiando mutuamente e crescendo em bloco, junto aos outros municípios da região”, afirmou o prefeito Ari Lafin.

O Município de Sorriso, inclusive, sabendo o quanto a independência ajudará os moradores do agora Município de Boa Esperança do Norte, contribuiu para que a emancipação ocorresse. Ainda em dezembro de 2021, o então procurador-geral do Município, Daniel Henrique de Melo, e o secretário de Fazenda, Sérgio Kocová Silva, assinaram um documento que foi enviado ao STF, e que, inclusive, teve trechos citados durante o julgamento do processo.

O documento compara a distância de 140 quilômetros entre Sorriso e o distrito de Boa Esperança; e a distância de 60 quilômetros entre Sorriso e o Município de Ipiranga do Norte.

Com a decisão, Nova Ubiratã perde 360 mil hectares do atual território, o que corresponderá a 80% do novo município. Outros 20% serão compostos por uma área que atualmente pertence a Sorriso. A escolha de prefeito e vereadores se dará nas eleições do próximo ano  

Boa Esperança do Norte tem população de cerca de 10 mil pessoas. A população é formada por migrantes predominante de pessoas do Sul e também com gente vindo do Maranhão e Para.

A economia da região é baseada no agronegócio, especialmente na agricultura. Segundo o Secretário de agricultura Familiar, que é da região, Marlon Zanella, a nova cidade já tem um estrutura de cidade com escolas, creche, ruas pavimentadas e posto de saúde com atendimento 24 horas.

Via @revista_ciclo_geografico
Repost @onossomundo_ag
Fontes: G1 / P.M. de Sorriso
www.primeirapaginacom.br

Categoria:Notícias