Rádio é ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media
Já o formato de áudio alcança 91% da
população, segundo o Inside Áudio 2024 da Kantar IBOPE Media
No último dia 9/10,
a Kantar IBOPE Media lançará ao mercado a edição de 2024 do Inside Áudio, estudo que é
considerado o principal termômetro do consumo de áudio e rádio no Brasil. De acordo com dados preliminares aos quais o tudoradio.com teve acesso, o áudio continua sendo um formato de mídia
predominante entre os brasileiros, com 91% da população consumindo algum tipo de conteúdo de
áudio, de acordo com dados do Target Group Index TG BR 2024 R1. O rádio, principal expoente do áudio, é
ouvido por 79% da população nos 13 mercados regularmente analisados pela
Kantar IBOPE Media. Os
ouvintes dedicam, em média, 3 horas e 55 minutos diários a esse meio.
“A maior força do áudio reside
na capacidade de engajar de maneira íntima e imersiva, por vezes com o apoio do
vídeo, como ocorre em podcasts. De diferentes maneiras, o formato se faz
presente na jornada das pessoas”, diz Adriana Favaro, vice-presidente comercial
da Kantar IBOPE Media.
Os dados sobre o consumo de
rádio foram obtidos a partir da análise de 13 praças brasileiras entre abril e
junho de 2024, mostrando a força e relevância do meio como uma mídia essencial
e integrada à rotina da população. Nesse contexto, a região da Grande
Belo Horizonte apresenta o maior alcance do rádio entre as praças
analisadas, com 86,5% da população ouvindo o meio, e um tempo médio de escuta
de 3 horas, 55 minutos e 22 segundos por dia. Em seguida, a Grande
Curitiba tem um alcance de 83,7%, com uma média de 3 horas, 32
minutos e 38 segundos de escuta diária.
A Grande Fortaleza registra
um alcance de 83,2%, com 3 horas, 50 minutos e 40 segundos de consumo diário de
rádio. E a Grande Porto Alegre tem 83,1% de alcance,
com um tempo médio de 3 horas, 54 minutos e 44 segundos.
Na Grande
Florianópolis, o rádio alcança 81,8% da população, com uma média de 3
horas, 42 minutos e 15 segundos de escuta por dia. Na Grande Vitória,
o rádio atinge 80,7% da população, com 3 horas, 57 minutos e 54 segundos de
escuta diária.
O Grande Rio de
Janeiro apresenta 80,0% de alcance, e um dos maiores tempos médios
de escuta, com 4 horas, 22 minutos e 45 segundos diários. Em Campinas,
78,6% da população ouve rádio, com um tempo médio de 3 horas, 25 minutos e 27
segundos por dia.
No Distrito Federal,
o rádio alcança 77,1% da população, com 3 horas, 13 minutos e 3 segundos de
escuta diária. A Grande São Paulo tem um alcance de
75,9%, com uma média de 3 horas, 51 minutos e 23 segundos de consumo de rádio
por dia.
Na Grande Goiânia,
o rádio atinge 75,1% da população, que ouve o meio por cerca de 3 horas, 43
minutos e 52 segundos diariamente. Na Grande Salvador, o
alcance é de 74,5%, com os ouvintes dedicando, em média, 3 horas, 48 minutos e
10 segundos ao rádio.
Por fim, no Grande
Recife, o rádio alcança 72,0% da população, com 3 horas, 57 minutos e
43 segundos de escuta diária.
- Grande Belo Horizonte: 86,5% de alcance, 3h55min22s
- Grande Curitiba: 83,7% de alcance, 3h32min38s
- Grande Fortaleza: 83,2% de alcance, 3h50min40s
- Grande Porto
Alegre: 83,1% de alcance, 3h54min44s
- Grande
Florianópolis: 81,8% de alcance, 3h42min15s
- Grande Vitória: 80,7% de alcance, 3h57min54s
- Grande Rio de
Janeiro: 80,0% de alcance, 4h22min45s
- Campinas: 78,6% de alcance, 3h25min27s
- Distrito Federal: 77,1% de alcance, 3h13min03s
- Grande São Paulo: 75,9% de alcance, 3h51min23s
- Grande Goiânia: 75,1% de alcance, 3h43min52s
- Grande Salvador: 74,5% de alcance, 3h48min10s
- Grande Recife: 72,0% de alcance, 3h57min43s
O Inside Áudio 2024 também
destaca o consumo de rádio nas faixas horárias. O pico de audiência
para a escuta via dial é registrado às 10h00, com destaque também para
o consumo entre as faixas das 08h30 às 11h00. À tarde, o volume de audiência
volta a subir a partir das 13h30, com seu auge às 14h00. Essa curva se mantém
em nível elevado até próximo das 17h00, quando começa a desacelerar. Existe um
"repique" entre 19h30 e 20h00.
A curva de consumo do rádio
via digital é semelhante, com seu pico também ocorrendo no período da manhã, porém mais
cedo do que no dial. O horário de maior consumo é às 08h00, e, em seguida, o
volume de audiência não apresenta oscilações consideráveis até próximo das
14h00, quando começa a desacelerar. Os dados são relacionados a praça de São
Paulo, com informações da plataforma Extended Radio da Kantar IBOPE Media,
dados de julho de 2024.
A Kantar IBOPE Media deverá detalhar o comportamento da
população em relação ao consumo de áudio e rádio ainda na manhã de hoje (9),
durante o lançamento oficial do Inside Áudio 2024.
Fonte: tudoradio.com
Foto: Google