Rádio é ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media

Já o formato de áudio alcança 91% da população, segundo o Inside Áudio 2024 da Kantar IBOPE Media

No último dia 9/10, a Kantar IBOPE Media lançará ao mercado a edição de 2024 do Inside Áudio, estudo que é considerado o principal termômetro do consumo de áudio e rádio no Brasil. De acordo com dados preliminares aos quais o tudoradio.com teve acesso, o áudio continua sendo um formato de mídia predominante entre os brasileiros, com 91% da população consumindo algum tipo de conteúdo de áudio, de acordo com dados do Target Group Index TG BR 2024 R1. O rádio, principal expoente do áudio, é ouvido por 79% da população nos 13 mercados regularmente analisados pela Kantar IBOPE Media. Os ouvintes dedicam, em média, 3 horas e 55 minutos diários a esse meio.

“A maior força do áudio reside na capacidade de engajar de maneira íntima e imersiva, por vezes com o apoio do vídeo, como ocorre em podcasts. De diferentes maneiras, o formato se faz presente na jornada das pessoas”, diz Adriana Favaro, vice-presidente comercial da Kantar IBOPE Media.

Os dados sobre o consumo de rádio foram obtidos a partir da análise de 13 praças brasileiras entre abril e junho de 2024, mostrando a força e relevância do meio como uma mídia essencial e integrada à rotina da população. Nesse contexto, a região da Grande Belo Horizonte apresenta o maior alcance do rádio entre as praças analisadas, com 86,5% da população ouvindo o meio, e um tempo médio de escuta de 3 horas, 55 minutos e 22 segundos por dia. Em seguida, a Grande Curitiba tem um alcance de 83,7%, com uma média de 3 horas, 32 minutos e 38 segundos de escuta diária.

Grande Fortaleza registra um alcance de 83,2%, com 3 horas, 50 minutos e 40 segundos de consumo diário de rádio. E a Grande Porto Alegre tem 83,1% de alcance, com um tempo médio de 3 horas, 54 minutos e 44 segundos.

Na Grande Florianópolis, o rádio alcança 81,8% da população, com uma média de 3 horas, 42 minutos e 15 segundos de escuta por dia. Na Grande Vitória, o rádio atinge 80,7% da população, com 3 horas, 57 minutos e 54 segundos de escuta diária.

Grande Rio de Janeiro apresenta 80,0% de alcance, e um dos maiores tempos médios de escuta, com 4 horas, 22 minutos e 45 segundos diários. Em Campinas, 78,6% da população ouve rádio, com um tempo médio de 3 horas, 25 minutos e 27 segundos por dia.

No Distrito Federal, o rádio alcança 77,1% da população, com 3 horas, 13 minutos e 3 segundos de escuta diária. A Grande São Paulo tem um alcance de 75,9%, com uma média de 3 horas, 51 minutos e 23 segundos de consumo de rádio por dia.

Na Grande Goiânia, o rádio atinge 75,1% da população, que ouve o meio por cerca de 3 horas, 43 minutos e 52 segundos diariamente. Na Grande Salvador, o alcance é de 74,5%, com os ouvintes dedicando, em média, 3 horas, 48 minutos e 10 segundos ao rádio.

Por fim, no Grande Recife, o rádio alcança 72,0% da população, com 3 horas, 57 minutos e 43 segundos de escuta diária.

Grande Belo Horizonte: 86,5% de alcance, 3h55min22s
Grande Curitiba: 83,7% de alcance, 3h32min38s
Grande Fortaleza: 83,2% de alcance, 3h50min40s
Grande Porto Alegre: 83,1% de alcance, 3h54min44s
Grande Florianópolis: 81,8% de alcance, 3h42min15s
Grande Vitória: 80,7% de alcance, 3h57min54s
Grande Rio de Janeiro: 80,0% de alcance, 4h22min45s
Campinas: 78,6% de alcance, 3h25min27s
Distrito Federal: 77,1% de alcance, 3h13min03s
Grande São Paulo: 75,9% de alcance, 3h51min23s
Grande Goiânia: 75,1% de alcance, 3h43min52s
Grande Salvador: 74,5% de alcance, 3h48min10s
Grande Recife: 72,0% de alcance, 3h57min43s

Inside Áudio 2024 também destaca o consumo de rádio nas faixas horárias. O pico de audiência para a escuta via dial é registrado às 10h00, com destaque também para o consumo entre as faixas das 08h30 às 11h00. À tarde, o volume de audiência volta a subir a partir das 13h30, com seu auge às 14h00. Essa curva se mantém em nível elevado até próximo das 17h00, quando começa a desacelerar. Existe um "repique" entre 19h30 e 20h00.

A curva de consumo do rádio via digital é semelhante, com seu pico também ocorrendo no período da manhã, porém mais cedo do que no dial. O horário de maior consumo é às 08h00, e, em seguida, o volume de audiência não apresenta oscilações consideráveis até próximo das 14h00, quando começa a desacelerar. Os dados são relacionados a praça de São Paulo, com informações da plataforma Extended Radio da Kantar IBOPE Media, dados de julho de 2024. 

A Kantar IBOPE Media deverá detalhar o comportamento da população em relação ao consumo de áudio e rádio ainda na manhã de hoje (9), durante o lançamento oficial do Inside Áudio 2024.

Fonte: tudoradio.com 

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