Os veículos tradicionais de imprensa continuam sendo os mais confiáveis para os brasileiros, mesmo com o alto consumo de redes sociais, segundo a pesquisa Credibilidade das Mídias, conduzida pela Ponto Map e V-Tracker. Diante do excesso de informações disponíveis, o público tem recorrido ao jornalismo profissional, que se responsabiliza pelo conteúdo e zela por sua reputação.
Entre os meios analisados, o rádio lidera em credibilidade (81%e a TV aberta, que equilibra bem acesso e confiança, apresenta 69% de credibilidade e 65% de frequência de acesso, mantendo-se relevante mesmo diante da concorrência digital. A TV fechada (75%e a mídia impressa (68%também são considerados meios confiáveis. Para Marilia Stabile, fundadora e presidente do conselho da Ponto Map, o rádio se destaca por sua tradição e praticidade.
“Trata-se do veículo mais democrático de todos, pois chega a qualquer lugar do país e pode ser ouvido enquanto se executa outras atividades”, afirma.
Ao entrevistar mais de 2.000 pessoas em todo o Brasil, a pesquisa revelou ainda que fatores como o uso de fontes confiáveis (51%), apresentação clara de dados (35%e qualidade do conteúdo (32%são essenciais para a credibilidade da mídia. Já os títulos sensacionalistas (36%e a falta de fontes (44%geram desconfiança. Esse cenário tem levado o público a recorrer cada vez mais aos veículos tradicionais para verificar informações e evitar fake news.
Fonte: ABERT
Foto: Google