Janeiro Branco: campanha alerta sobre a importância do cuidado com a saúde mental

A saúde mental engloba aspectos físicos, mentais e sociais, mas o cuidado com a saúde psíquica é negligenciado e marginalizado ao redor do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das pessoas que vivem com condições de saúde mental estão sem nenhum tipo de tratamento qualificado para o cuidado. No entanto, para alertar sobre a importância do cuidado com a saúde mental, a campanha Janeiro Branco foi criada e regulamentada no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2014, a campanha foi idealizada pelo psicólogo e palestrante Leonardo Abrahão, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Em 25 de abril de 2023, a campanha virou lei (14.556/2023).

No Brasil, a OMS alerta que o país conta com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população. O professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Sodré destaca que o cuidado com a saúde mental é integrado ao bem-estar e ao cuidado com a saúde física, por meio da promoção de hábitos saudáveis.

Fique ligado! 

Ter uma boa qualidade de sono, atividade física, boas relações sociais, evitar o estresse, evitar o uso de álcool e drogas, várias situações do estilo de vida mentalmente saudável contribuem para um aumento da longevidade e melhora da funcionalidade do indivíduo.

Precisando de ajuda, procure o CAPS mais próximo de sua residência. 

Fonte: G1

Foto: Google

Categoria:Notícias