Aprenda como economizar energia com ar-condicionado

Conheça as melhores dicas de economia, poupe dinheiro nos dias quentes e ainda aumente a vida útil do seu aparelho garantindo o melhor funcionamento.

Morando em um país tropical como o Brasil, parte desse movimento está relacionado a adquirir um ar-condicionado, item indispensável e que proporciona maior conforto, especialmente nos verões em que as sensações térmicas podem chegar a 40°C ou mais.

Mas, apesar de o ar-condicionado ter se transformado em uma necessidade e não mais um luxo, com ele também podem vir os altos custos na conta de energia elétrica.

E o que fazer quanto a isso? Tem como usar ar-condicionado e economizar energia?

A resposta é sim! E nós ainda preparamos 15 dicas para ensinar como economizar energia com ar-condicionado ligado e aproveitar melhor cada cômodo do seu lar. Confira!

Como economizar energia com ar-condicionado

Apesar de parecer uma realidade distante, é possível gastar menos usando algumas estratégias que levam em consideração uma compra consciente, o planejamento do lugar de instalação, o tempo de uso e as funcionalidades do seu aparelho de climatização.

Sabendo como economizar energia com ar-condicionado ligado, hábitos como dormir uma noite inteira com o aparelho ligado ou trabalhar durante todo o dia em um ambiente refrigerado serão mais praticáveis.

Para ajudar você a acreditar e entender como construir esse cenário, as melhores marcas de ar-condicionado desenvolveram tecnologias e hoje oferecem recursos que promovem economia durante o uso do ar-condicionado.

Conheça a seguir as dicas sobre como economizar energia com ar-condicionado!

1. Verifique se o seu aparelho possui o selo Procel

O primeiro passo para saber como economizar energia com ar-condicionado é checar essa informação. O selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) revela se o seu aparelho será mais ou menos econômico, de acordo com a escala que varia de A até G, sendo A o mais econômico e G o menos econômico.

O ideal é que esse ponto seja pensado antes mesmo da compra do seu ar-condicionado, para que o investimento contemple o melhor custo-benefício.

2. Confira a instalação elétrica no disjuntor

Essa é uma questão técnica que responde à pergunta de como economizar energia com ar-condicionado ligado, e pode fazer você economizar alguns reais na conta de energia.

A instalação elétrica dos aparelhos deve ser feita em um disjuntor exclusivo, para proteger os circuitos em caso de instabilidade elétrica.

Devido à elevada carga de energia que um ar-condicionado consome, o ponto principal na hora da compra do disjuntor é avaliar a amperagem requerida para a potência deste equipamento.

Isso evita que o aparelho fique ligando e desligando, gerando sobrecarga e redução da vida útil.

3. Informe à companhia de energia elétrica, caso necessário

Essa dica é sobre como economizar energia com ar-condicionado ligado desde a compra do aparelho. É importante comunicar a empresa distribuidora de energia de sua região sobre o aumento de carga.

Isso possibilita que a empresa faça uma reavaliação da rede elétrica local e, caso seja preciso, aumente a carga do sistema de distribuição. É uma ação que evita danos ao sistema elétrico e gera, consequentemente, aumento da vida útil do seu ar-condicionado.

. Escolha um aparelho de acordo com o espaço

Embora seja simples, muitas vezes não é respeitado o dimensionamento do espaço e da quantidade de aparelhos necessários para climatizar um local.

Alguns fatores como circulação de pessoas, posição do ambiente, aberturas de portas e janelas e exigência de refrigeração devem ser pensados para o cálculo correto da necessidade de BTUs.

Do inglês British Termal Unit (em tradução literal como “Unidade Térmica Britânica”), os BTUs são a unidade de potência de refrigeração, que indica qual aparelho é o mais indicado para uma área.

Por meio da referência dessa unidade, é possível fazer uma seleção adequada do equipamento que garante maior custo-benefício e eficiência energética.

Apesar de parecer contraditório, um aparelho maior do que o necessário também é inadequado porque gera desperdício de dinheiro na compra. De maneira análoga, um ar-condicionado menor do que o preciso resultará em maior custo durante o uso.

Para ficar mais fácil, a Leroy Merlin possui uma calculadora de ar-condicionado para realizar essa conta com praticidade para você! Assim, é possível saber a quantidade de BTUs ideal para qualquer ambiente.

5. Garanta a instalação correta do aparelho

Saber como economizar energia com ar-condicionado ligado requer cuidado na instalação, pois uma montagem inadequada certamente refletirá no aumento do consumo de energia.

Ao se tratar de ar-condicionado de janela, é importante se assegurar de que as laterais e o fundo do aparelho não estejam bloqueados, para que o equipamento não sobrecarregue e tenha suas funções reduzidas.

Já no caso do ar-condicionado split, a condensadora (unidade externa) deve ser instalada em um local aberto e com boa circulação de ar. O ideal é que ela também seja protegida da incidência direta do sol, sem que as grades de ventilação sejam obstruídas.

Outro ponto-chave para a instalação de ar-condicionado é priorizar um ponto alto do cômodo escolhido. Dessa forma, o processo de resfriamento acontece mais facilmente, evitando o consumo exagerado de energia.

Perceba que 50% das dicas sobre como economizar energia com ar-condicionado ligado estão relacionadas a táticas que viabilizam o aumento da vida útil do aparelho.

Um equipamento em perfeitas condições está menos suscetível a sobrecargas, a congelamentos e consequente consumo excessivo de energia.

6. Ajuste a temperatura de maneira adequada

Ao contrário do que se pensa, configurar o termostato para uma temperatura abaixo da desejada não fará que o cômodo esfrie mais rápido, mas acarretará em um maior consumo de energia elétrica sem necessidade por conta do aumento do esforço do motor e do compressor.

Por isso, configurar a temperatura do ar-condicionado corretamente faz parte de todo o processo de economia de energia, pois cria um conforto térmico maior, além de evitar um consumo desnecessário do aparelho.

A temperatura ideal do ar-condicionado de um local é, em média, 23ºC, podendo variar de acordo com a estação do ano e a finalidade (se é um escritório, um quarto infantil, etc.).

7. Limpe o ar-condicionado periodicamente

A sujeira acumulada nos filtros do ar-condicionado pode prejudicar o funcionamento e reduzir o tempo de vida útil do aparelho, comprometendo todas as outras dicas de como economizar energia com ar-condicionado.

Isso acontece porque a poeira que fica retida dificulta a passagem de ar e, por consequência, gera maior consumo de energia.

Por isso, vale separar um tempo na agenda para priorizar a manutenção e a limpeza do ar-condicionado, pois os benefícios da higienização correta dos filtros são inúmeros, como: não causam gastos desnecessários na conta de energia elétrica, auxiliam na prevenção da sobrecarga do aparelho para resfriar e também preservam a saúde dos usuários, evitando a proliferação de fungos e bactérias no ambiente.

A boa notícia é que esse é um procedimento simples!

Para a limpeza do ar-condicionado de janela, você só precisará de dois itens: um pano multiuso de limpeza e um detergente neutro. No caso do ar-condicionado split, você precisará também de um limpador de ar-condicionado Air Shield

Caso preferir, contrate empresas especializadas nesse serviço de limpeza.

8. Evite ligar e desligar o aparelho em curtos períodos de tempo

Essa dica de como economizar energia com ar-condicionado é o oposto do que é feito de maneira intuitiva, mas a verdade é que se você for se ausentar por um período curto de tempo, ligar e desligar o aparelho não é vantajoso, pois gera sobrecarga em vez de economizar.

Isso acontece porque o equipamento gasta tempo e trabalha para resfriar e se, em um curto intervalo, for desligado, o ambiente esquenta novamente. Quando for religar, há consumo mais uma vez devido ao esforço do aparelho.

Nestes casos, um ventilador ou circulador de ar podem ser mais indicados para melhor custo-benefício.

9. Colabore para a climatização do ambiente

Alguns artifícios simples podem colaborar para que o espaço fique refrigerado mais facilmente e seu aparelho fique menos sobrecarregado.

Você tem como economizar energia com ar-condicionado ligado bloqueando a entrada do sol e fechando cortinas e persianas, o que acelera a climatização.

Garantir a boa vedação de portas e janelas, para que não haja troca de ar quente com ar frio, também colabora no passo-a-passo de como usar o ar-condicionado e economizar energia.

Outra estratégia semelhante à anterior é ter cuidado com os aparelhos eletrônicos (como televisão, videogame e aparelho de sinal de TV) conectados no cabo de energia. Ter o hábito de desligá-los quando estiverem em desuso é uma escolha inteligente, pois alguns também emanam calor e atrapalham o processo de refrigeração.

Por fim, mas não menos importante, investir em lâmpadas de LED também faz toda a diferença: elas iluminam sem aquecer o espaço e trabalham a favor do ar-condicionado. Diferentemente das lâmpadas de tungstênio, que podem aquecer o local em até 5º C.

10. Considere usar modelos de ar-condicionado inteligentes

Os modelos de ares-condicionados atuais oferecem funções tecnológicas e que trazem economia, sem perder a qualidade da climatização e de maneira prática.

Uma das funções do ar-condicionado que têm tudo a ver com essa lista de dicas é a opção sleep (que significa “dormir”, na tradução literal do inglês), na qual a temperatura do ar-condicionado se ajusta à temperatura do cômodo, e isso acontece de acordo com o ritmo do seu corpo.

O resultado é uma sensação térmica mais agradável para a hora de dormir, sem que haja consumo energético desnecessário ou necessidade de vários cobertores.

Outra função interessante é a timer (que significa “cronômetro”, na tradução literal do inglês). Com ela, você pode programar por quanto tempo o aparelho ficará em uso.

É o recurso perfeito para que você não passe por aquele cenário desconfortável de acordar no meio da noite tremendo de frio, ou para não sair de casa e esquecer o ar-condicionado ligado.

É importante dizer que ferramentas como essa são mais comumente encontradas em ares-condicionados split. Atualmente você encontra, inclusive, ares-condicionados com wi-fi que lhe permitem programar o modo e temperatura desejados usando o celular, de onde estiver.

11. Cuidado com o vazamento do ar gelado

O ar gelado do seu cômodo pode escapar por pequenos espaços, como portas abertas, vão entre a parede e a janela e até por pequenas rachaduras.

Quando isso acontece, o ambiente fica menos frio, e a tendência é que você baixe ainda mais a temperatura do aparelho para tentar deixá-lo na temperatura que gostaria. Assim, acaba gastando mais energia!

Por isso, antes de ligar o ar-condicionado, certifique-se de que todas as portas e janelas estão bem fechadas. Se identificar a saída do ar gelado por qualquer buraco, providencie o seu fechamento o mais rápido possível!

12. Feche as persianas ou use cortinas blackout

O ambiente que recebe luz direta do sol se aquece e, por isso, o ar-condicionado precisará gastar mais energia para fazer a refrigeração adequada.

É por isso que, na hora de escolher o ar-condicionado ideal para a sua casa, você deve considerar a incidência de luz solar. Ambientes que recebem sol exigem aparelhos com maior potência!

Para economizar energia com o ar-condicionado, deixe as cortinas ou persianas fechadas durante os horários mais quentes do dia para evitar o aquecimento do espaço. Você também pode optar pelas cortinas blackout, que têm um controle de luminosidade maior.

À noite, quando for dormir, também é importante deixá-las fechadas. Assim, quando amanhecer, os primeiros raios de sol não vão prejudicar o resfriamento do seu quarto e nem fazer o seu ar-condicionado trabalhar mais.

Além disso, a luz solar pode esquentar o próprio aparelho de ar-condicionado, o que também faz com que ele precise gastar mais energia para funcionar adequadamente.

13. Utilize a função smart

A função smart está presente nos aparelhos mais modernos e é uma excelente forma de economizar energia com o ar-condicionado.

Em português, “smart” quer dizer "inteligente" e, no mundo dos ares-condicionados, o termo é usado para nomear a operação que otimiza o funcionamento dos aparelhos.

Ela veio para mudar a relação direta que é estabelecida: quanto maior for o tempo do ar-condicionado ligado, maior será o consumo de energia elétrica. Certo?

Errado! Em outras palavras, a finalidade dessa opção é manter o ambiente resfriado depois que a temperatura programada já foi atingida.

Ou seja, o ar-condicionado mantém a temperatura ideal sem precisar ficar ligado o tempo todo e, por isso, economiza energia.

Essa tecnologia atua com a emissão de rajadas de ar frio no ambiente de maneira periódica, mantendo o ambiente fresco sem o acréscimo na conta de energia.

14. Use a função sleep

Já a função sleep, como falamos aqui, ajusta a temperatura do cômodo de acordo com a necessidade do ambiente ao longo da noite. Dessa forma, você tem o conforto térmico que precisa enquanto dorme sem que o aparelho precise estar sempre funcionando com toda a sua potência.

Essa variação ajuda a economizar energia e ainda deixa o ambiente mais agradável, com temperatura estável durante todo o período.

15. Opte um ventilador

Combinar o uso do aparelho ao de um ventilador também é uma boa ideia para quem quer saber como economizar energia com o ar-condicionado. Você sabia que um ventilador gasta somente 10% da energia de um ar-condicionado?

A dica é que você ligue o ar-condicionado em uma temperatura mais alta, de modo que ele não precise gastar tanta energia enquanto funciona. E o ventilador funciona como um catalisador do ar frio, espalhando-o pelo ambiente e fazendo que esse ar esteja sempre circulando.

Com esse truque, o seu ambiente pode chegar a ficar até 10 graus mais frio! Você já sabia disso?

Fonte: https://www.leroymerlin.com.br/

Foto: google

Categoria:Notícias