Não corra atrás do vento!


Salomão em seu tempo de aflição e meditação chegou à máxima conclusão sobre a vaidade quando escreveu em  Eclesiastes 2:26: “Descobri que todo trabalho e toda realiza­ção surgem da competição que existe entre as pessoas. Mas isso também é absurdo, é correr atrás do vento.”

Ele foi o rei mais sábio e mais habilidoso de todos os tempos. Juntou riquezas, negociou bons produtos em seu mercado, e contratou as mais especializadas mãos de obra de engenharia, arquitetura e artes de seu tempo. Fez alianças proveitosas para si, construiu o Templo e outros grandes projetos (inclusive alguns que nem precisavam), mas enriqueceu o seu reinado em Jerusalém. A ele foi dada a incumbência de erguer a Casa de Deus ali, tarefa essa dada por Deus a seu pai Davi. (I Cr. 22:8-11).

Salomão, então inicia a sua empreitada e o seu reinado de forma excelente. Primeiramente pede a Deus sabedoria para reinar sobre Israel e para governar sobre o povo, uma nação e uma nacionalidade conquistada e consolidada a duros esforços de Davi. (II Cr. 1:2-13)

Logo o novo rei faz amizades, parcerias e alianças com os engenhosos fenícios, e ao ganhar a graça do rei de Tiro,  através da convocação de cerca de 180 mil escravos negociados na Fenícia, em troca de trigos e outras especiarias, constrói e conclui o templo em cerca de 07 (sete) esperados anos. “Pronto! Era o que Davi, meu pai sonhava, mas que Deus entregara a mim a finalização de tal projeto”.  Deus prometeu que os seus olhos e ouvidos estariam atentos às orações que surgissem naquele lugar.  (I Reis 9:3).

Não obstante, dada à vaidade, o Rei resolve agradar as sua centenas de concubinas, e,  para estas constrói os mais valiosos e esbeltos palácios.  É aqui que começaremos este estudo.

O Senhor fez aliança eterna com Davi, pai de Salomão (II Sm. 23:5 e Is. 55:3).  Ele prometeu que a herança de Davi seria eterna (um governo eterno, Jesus). Que, Salomão ergueria o templo, Deus também falou a Salomão sobre esta aliança, e deu ao sucessor a chance de obedecer aos seus estatutos. Contudo o reio Salomão foi vencido por sua imaturidade espiritual, e pelo espírito de avareza e de cobiça. A vaidade, uma qualidade  exercida primeiramente pela astúcia da serpente lá no Éden, suscitando a queda do homem, também, veio a invadir o coração de Salomão, e isso o levou à decadência e à decadência de seu povo, como o Senhor lhe houvera dito em I Reis 9:3-9:

“O Senhor tornou a aparecer a Salomão; como lhe tinha aparecido em Gibeom.

3  E o Senhor lhe disse: Ouvi a tua oração, e a súplica que fizeste perante mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome para sempre; e os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias.

4  E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos,

5  Então confirmarei o trono de teu reino sobre Israel para sempre; como falei acerca de teu pai Davi, dizendo: Não te faltará sucessor sobre o trono de Israel;

6  Porém, se vós e vossos filhos de qualquer maneira vos apartardes de mim, e não guardardes os meus mandamentos, e os meus estatutos, que vos tenho proposto, mas fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes perante eles,

7  Então destruirei a Israel da terra que lhes dei; e a esta casa, que santifiquei a meu nome, lançarei longe da minha presença; e Israel será por provérbio e motejo, entre todos os povos.

8  E desta casa, que é tão exaltada, todo aquele que por ela passar pasmará, e assobiará, e dirá: Por que fez o Senhor assim a esta terra e a esta casa? 9  E dirão: Porque deixaram ao Senhor seu Deus, que tirou da terra do Egito a seus pais, e se apegaram a deuses alheios, e se encurvaram perante eles, e os serviram; por isso trouxe o Senhor sobre eles todo este mal.

Palácios e mais palácios

Apesar de toda a sabedoria que Deus haveria dado a Salomão, o rei cometeu grandes deslizes, em suas distrações. Foram essas irrelevâncias que bloquearam a sabedoria do rei e os cegaram os sentidos espirituais.  As mulheres da vida lhe cobraram um alto preço de vaidade também. Para elas, o rei distraído e desviado do propósito de Deus, construiu palácios mais exuberantes que o templo e a casa do próprio rei, e também altares de idolatria aos mais perversos deuses de outros povos. Era mais uma gaveta de embaraço que estava começando a se encher num armário de armadilhas emocionais que custariam muito caro. O rei confessaria mais tarde, o quanto esteve correndo atrás do vento.

A manutenção da exuberância dos palácios salomônicos gerariam impostos elevadíssimos, e, claro, o descontentamento político e social começaria a sucumbir. Logicamente que adversários começariam surgir. Era difícil continuar mantendo a ostentação diante da iminente miséria de seus vizinhos. Com políticas econômicas opressoras, Salomão havia esquecido até de suas origens humilde e camponesa ao estabelecer tributos de elevadas cargas monetárias ao povo e ao estrangeiro. Era necessário manter a honra de toda aquela estrutura pomposa e fabulosa.  E, você? Que reino você está construindo? Um reino temporal de um pastor, de um apóstolo, de uma igreja ou o Reino do Rei dos reis e Senhor dos senhores?

O povo humilde esquecido e com Deus já há tempos afastado, era óbvio que aquilo que estava sendo desenhando na história de seu reinado era um mergulho em mais um cego e novo abismo. Como dizem as Escrituras: “um abismo chama outro abismo”.  Com a estrutura espiritual dos palácios  abalados e o propósito do templo de Deus corrompido,  os reflexos desse efeito espiritual na nação de Israel viria a ser avisadamente devastador.

Salomão estava tão distraído com os propósitos eternos de Deus que, apesar de que estava engrandecendo o nome de seu território, ele não estava percebendo o quanto estava enfraquecendo a sua nação.

Salmos 42:7

“Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim.”

Deusas e mais deuses

Os reis do oriente possuíam grandes haréns, e o número de esposas significava poder, glória e majestade. Quanto mais mulheres, mais poder!  Salomão exagerava nessa ostentação.

(I Reis 13) registra esta história:

O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,

2 Das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor.

3 E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.

A Poligamia não era admitida, apesar de que alguns homens de Israel, assim como Salomão, levados por vaidade ou falta de entendimento o fizeram. Contudo todos tiveram que colher frutos amargos por causa desse costume. Mas, e quanto a você, homem de Deus deste século, quantas mulheres você tem? Saiba que as consequências da desobediência são pesadas. Continuemos na história de Salomão:

4 Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,

5 Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas.

6 Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai. 7 Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom.

8 E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses. 9 Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do Senhor Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera.

10 E acerca deste assunto lhe tinha dado ordem que não seguisse a outros deuses; porém não guardou o que o Senhor lhe ordenara. 11 Assim disse o Senhor a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo.

12 Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei;

13 Porém todo o reino não rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi, e por amor a Jerusalém, que tenho escolhido.”

Conta o historiador Claudionor Corrêa de Andrade, em seu Livro, A História de Jerusalém, que “cada concubina tinha direito a cinco servas. O harém ainda dispunha de eunucos e outros empregados de manutenção”. Um gasto enorme para manter a honra em tais competições de haréns.

Eunuco eram homens castrados, contidos na sexualidade, considerados servos de absoluta confiança do rei, e como recompensa, elevados salários lhes eram confiados também. Os estudiosos chegam a descrever cerca de trinta e cinco mil pessoas dentro do harém de Salomão. Ele esqueceu-se da generosidade e fidelidade de seu Deus para se entregar às filosofias faraônicas e orientais de seu tempo. Competindo com outros reinos, em busca de honras e mais honras, Salomão alimentava as suas vaidades. Qualquer semelhança com o nosso tempo seria mera coincidência?

As vaidades de Salomão

Salomão havia construído o Templo requerido a Davi pelo Senhor, e, logo, logo, viriam às demais suntuosas construções de suas vaidades, aquelas que atrairiam belos e interessados olhares de todos os povos ao redor do Egito e Eufrates.

Fama, respeito, notoriedade, foram sendo introduzidos ao rei, ao passo que o propósito eterno de Deus ia ficando de escanteio. Salomão começaria a se distrair com outros propósitos, aqueles temporais e terrenos que a vaidade do homem os requer Aliás, o palácio do rei, as casas de suas mulheres, e o seu harém, chamaria mais a atenção do que o próprio templo de Deus. O rei estava mais conhecido na terra do que o próprio Deus de Israel.

E, quanto a você, igreja do século 21, qual vaidade tem distraído a você como igreja em sua cidade ou em sua nação? A quem você deseja impressionar, a Deus? Com quem você estaria competindo coisas? O que você está construindo como igreja, reino próprio ou o reino de Deus?

Continuando…

Os Fenícios derrubaram muitas árvores para servirem a Salomão. A casa do rei era conhecida ironicamente como a Casa da Floresta do Líbano, pois foi de muitos milhares de madeiras daquele país que sua estrutura fora construída.  Todo rei ou rainha importante, de tanto ouvirem falar da fama de Salomão e de Israel queriam visitar Salomão. Então, muitos e ricos presentes lhes era entregue em cada visita. O acúmulo de riquezas fez do rei o homem mais rico e poderoso de todo o Oriente Médio de sua época. Naquele tempo o metal mais precioso era o ouro, porquanto a prata nem ganharia importância diante de tanta expressão e glamour do amarelo dourado e reluzente. Muitas terras tinha o rei.

O Egito já estava enfraquecido, mas Salomão, distraído com as suas vaidades, não estava prestando atenção em duas coisas muito importantes:

Deus; o Senhor da história e da eternidade; com sua generosidade e infinita misericórdia, o único Deus é bom e justo;

O inimigo. Os inimigos são trapaceiros, sagazes, maliciosos, astutos, sutis, cruéis, e mortais. No caminho da descendência de Salomão viriam por aí os impérios assírio e babilônico… Mas, seria do Egito que viria o primeiro adversário a se levantar contra os hebreus (I Reis 11:14).

Deus se movendo na história da humanidade e da eternidade

Por aqui já está dando pra gente perceber que as distrações da vida são geradas por coisas que envaidecem o coração do homem. Sutilmente, a sua mente deixa de valorizar as coisas que Deus mandou valorizar para que, envolvendo-se em distração, esqueça-se da adoração.  A vaidade o faz competir. Ninguém poderá chegar ao seu nível, seja nível de conhecimento, seja de instrução, seja de adoração.

O rei Salomão pensou nisso, quando deixou de agir com sabedoria para valorizar apenas a sua inteligência e habilidade: “Descobri que todo trabalho e toda realiza­ção surgem da competição que existe entre as pessoas. Mas isso também é absurdo, é correr atrás do vento (Eclesiastes 2:26)

E, você, hoje? Tem dado mais valor ao que JESUS nos mandou fazer ou aos vários entretenimentos gospel de nosso século? O que você tem feito como “igreja”, tem gerado mais vaidade ou mais espiritualidade? Como igreja, você tem chamado a atenção para si, sua inteligência, e suas habilidades. A sua atenção está mais voltada para o seu palácio na terra ou para o Reino Eterno de Yeshua?

João Batista apontava somente para o Messias. Ele não tinha nada, não era nada, nem profeta se considerava um, mas, segundo Jesus, jamais houve ou haverá ninguém maior que ele dentre os homens nascido de mulher! (Lucas 7:20).

Pois é, Deus está se movendo na história Dele. Ele escreveu a nossa história com o dedo perfeito Dele no tempo Dele porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Mas e você está se movendo dentro desse contexto divino, e dentro da ideia original de Deus ou encontra-se distraído com a história ou ideia humana.

TESTE DE VAIDADE. VEJA SE VOCÊ ESTÁ CORRENDO ATRÁS DO VENTO:

Salomão, o sábio, depois de todo o seu trabalho, diante de muitas tolices, meditou em sua fadiga e observou os SEUS resultados com a seguinte avaliação em Eclesiastes 1:17: “Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há nenhum proveito no que se faz debaixo do sol.”

Não é que Jesus falou o contrário disso, quando disse para sermos abundantes, e que o nosso trabalho NÃO é vão (no Senhor), pois é, “no Senhor”. Jesus não correu atrás do vento. Ele não tinha vaidade alguma.

Conclusão

O homem mais sábio do mundo, distraído em suas vaidades, foi dominado por seus desejos e os desejos de suas mulheres.  Assim, colecionou glórias e honras, as quais, de acordo com os Estatutos do Rei Eterno, deveriam ser espiritualmente desabilitadas. Eram temporais, e coisas temporais não podem sobrepujar às eternas. Apesar de suas tolices, no fim de sua vida e reinado, aquele homem resolveu arrepender-se, alcançando a misericórdia de Deus, com uma simples oração: (Eclesiastes 12:13).

“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau”.

E, com essa oração, Salomão demonstrou a nós, que Deus não deixou, nem deixará de participar, nem de governar a história da humanidade e das Nações, até que venha o reino Dele e seja feita a Sua vontade assim na terra como no céu. Você precisar ser um personagem ativo (não um mero ouvinte) da história de Deus para executar as ações de implementação e perpetuação de Seu reino eterno e inabalável. Ele é o Senhor da Nações e da Eternidade. Não se distraia e Siga a Jesus!

Autor: Claudinho Santos

Categoria:Artigos

Deixe seu Comentário