Brasil está entre os 20 piores países em matemática e ciências no Pisa

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) avalia os conhecimentos em três disciplinas. Brasil está abaixo da média global.

Brasil está entre os 20 piores países do mundo nas áreas de matemática e ciências do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) do ano passado. Isso significa que menos de 50% dos alunos conseguiram um aprendizado mínimo esperado nas matérias.

Os resultados foram divulgados na manhã desta terça-feira (5/12) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O Brasil pontuou 379 em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências. Os exames foram aplicados entre abril e maio de 2022, nas 27 unidades da Federação. A média global é de 472 pontos em matemática, 476 em leitura e 485 em ciências.

No ano anterior da aplicação do exame, em 2018, o desempenho brasileiro foi de 384 pontos em matemática, 413 em leitura e 404 em ciências.

“Os resultados médios de 2022 foram praticamente os mesmos de 2018 em matemática, leitura e ciências. Os resultados do Pisa têm-se mantido notavelmente estáveis ​​durante um longo período: depois de 2009, nas três disciplinas, apenas foram observadas flutuações pequenas e, em sua maioria, não significativas”, constata o relatório, sobre o desempenho dos estudantes brasileiros.

A pandemia de Covid-19 resultou, entre outros fatores, no fechamento das escolas por um grande período. Contudo, os dados referentes a este ano se assemelham ao período pré-pandêmico, com a média brasileira tendo caído apenas 5 pontos em matemática, 2,5 pontos em leitura e 0,6 em ciências.

Os resultados do desempenho dos brasileiros no Pisa 2022 demonstram as desigualdades que já existem no país, de acordo com a coordenadora do Observatório de Pesquisas em Educação e Cultura da Fundação Itaú, Esmeralda Macana. “Os resultados colocam em evidência as desigualdades estruturais já existentes no Brasil. E mesmo que não haja uma correlação causal direta entre a aprendizagem e a desigualdade de renda no mundo, observamos que o Brasil é um dos países com maior desigualdade de renda e com baixa proficiência em matemática”, explica Macana.

“E dentro do Brasil, as desigualdades entre grupos de renda persistem, como podemos notar que os estudantes de alto nível socioeconômico superam em 77 pontos o desempenho dos estudantes mais vulneráveis”, completa Macana.

Os dados também revelam que 22% de meninas e 26% dos meninos são vítimas de bullying algumas vezes no mês, uma tendência de meninas pontuarem melhor em leitura e meninos terem melhor desempenho em matemática, e que a sensação de insegurança dentro das escolas atinge 10% dos estudantes brasileiros, número maior que a média do restante dos estudantes globais.

Entenda o Pisa, do que o Brasil participa

O teste Pisa avalia os conhecimentos dos estudantes nas disciplinas de matemática, leitura e ciências. Em 2022, 690 mil estudantes fizeram os testes, em 81 países.

O número de alunos do país que participaram é de 10.798 alunos, de 599 escolas.

Por Leticia Cotta

Fonte: https://www.metropoles.com/

Categoria:Notícias