8 dicas para evitar antibióticos para seus filhos.

Resistindo à resistência das bactérias

A resistência aos antibióticos, que ocorre quando as bactérias sofrem mutações que as tornam menos suscetíveis ou imunes à ação dos medicamentos, está entre as ameaças à saúde pública mais urgentes.

Há poucos dias, médicos anunciaram pela primeira vez a descoberta de bactérias resistentes a todos os antibióticos, o que poderá deixar pacientes sem tratamentos para infecções hoje consideradas banais.

É por isso que a Organização Mundial da Saúde (OMS) está em busca de um plano global contra a resistência aos antibióticos.

"Qualquer uso de antibióticos leva, em última instância, a bactérias resistentes, quando esses antibióticos simplesmente não vão funcionar mais," explica o Dr. Saul Hymes, do Hospital Infantil da Universidade Stony Brook (EUA). "E o uso desnecessário e excessivo dos antibióticos para vírus ou resfriados leva à resistência ainda muito mais rapidamente."

Então, quando é o momento certo para tomar antibióticos e quando é melhor evitar?

O Dr. Hymes acredita que não apenas os médicos devem atuar: para ele, existem ações que se pode tomar em casa para cuidar da família doente sem apelar para os antibióticos.



Veja as dicas oferecidas pelo médico:

1. Eduque-se sobre infecções e antibióticos

Antibióticos curam infecções bacterianas, e não infecções virais, como resfriados ou gripe, a maioria das tosses e bronquite, gargantas doloridas ou nariz escorrendo.

Tomar antibióticos para infecções virais não vai curar a infecção, não vai evitar transmitir a infecção para outros e nem ajudá-lo a se sentir melhor.

2. Leia as letras miúdas

Os antibióticos também podem matar as bactérias saudáveis em nossos intestinos, permitindo que as bactérias mais prejudiciais se desenvolvam.

Além disso, quando um antibiótico é receitado para seu filho, certifique-se de dar-lhes todas as doses e parar quando o profissional de saúde disser para parar, não antes.

3. Trate em casa primeiro

Os sintomas da maioria das infecções das vias respiratórias superiores, incluindo dores de garganta, infecções de ouvido, sinusite, resfriados e bronquite, podem ser aliviados sem antibióticos.

As principais recomendações são: muito repouso; beber líquidos em abundância, evitar fumar ou ser fumante passivo, evitar outros poluentes (substâncias químicas no ar ou irritantes) e eventualmente tomar paracetamol ou ibuprofeno para aliviar a dor ou febre. Uma dor de garganta pode ser aliviada com lascas de gelo, picolés, pastilhas (para crianças mais velhas), com gargarejo com água salgada ou bebendo bebidas quentes.

4. Medicamentos ao seu alcance

Muitos analgésicos que não exigem receita médica podem ajudar as crianças aliviando a dor, evitando assim a necessidade de antibióticos. Para os bebês de 6 meses de idade ou menos, utilize apenas paracetamol para alívio da dor. Para uma criança de 6 meses de idade ou mais, ou acetaminofeno ou ibuprofeno podem ser dados para o alívio da dor. Verifique com o seu médico ou farmacêutico a dosagem correta para a idade e tamanho do seu filho.

Não dê aspirina para uma criança, uma vez que o medicamento pode levar ao desenvolvimento da síndrome de Reye, uma doença rara mas grave que prejudica o fígado e o cérebro, alerta o Dr. Hymes.

5. Diagnóstico correto

O seu filho tem um resfriado ou é alergia? Com a mudança de estações e flutuações de temperatura, é muito comum surgirem dores leves. Mas os antibióticos não são sempre necessários.

Uma compressa morna sobre o nariz e a testa pode ajudar a aliviar a pressão do sinus. Ou, para adultos ou crianças mais velhas, tentar um spray nasal descongestionante ou soro fisiológico ou respirar no vapor de uma bacia de água quente ou chuveiro.

6. Resista à pressão

Não se sinta pressionado a dar antibióticos às crianças. Deixe o profissional de saúde conhecer as suas preocupações. Mas também não pressione seu médico para prescrever antibióticos - ele vai sentir se é necessário.

7. Não compartilhe remédios

Nunca dê antibióticos para uma criança que foram receitados para outra, e nunca use antibióticos sem receita médica. Não armazene antibióticos extras "para a próxima vez".

8. Vacinas e higiene

Certifique-se de que suas crianças estejam em dia com a caderneta de vacinação, que podem evitar completamente muitas doenças bacterianas.

O Dr. Hymes ressalta para "só tomar antibióticos prescritos por um médico e no período receitado - não pare antes e nem perca doses. Ter boa higiene das mãos e cobrir a boca ao tossir, receber as vacinas recomendadas, muitas das quais protegem contra bactéria potencialmente fatais. E, finalmente, discuta as suas preocupações sobre este assunto com o seu médico ou o médico do seu filho."

 

Fonte: Diário da Saúde

Categoria:Saúde

Deixe seu Comentário