Por que não devemos orar pelos mortos?

Esses dias ouvi de um líder carismático católico de minha cidade o seguinte postulado sobre o valor da intercessão pelos mortos e, diferentemente de tudo o que já tinha ouvido a respeito, surpreendi-me com a tese: "Nossas orações pelos mortos hoje (dizia ele em sua prédica pela TV), reverte o quadro de culpa do falecido enquanto ele ainda estava vivo no passado!".

Ou seja, pelo o que entendi (e fiquei bem atento para não me equivocar), "no mundo espiritual, nossas orações agem em favor de uma vida que não mais existe no mundo dos vivos como que numa viagem pelo túnel do tempo, de modo que ela (a vida) ou ele (o vivente) seja / fosse mais justo, mais santo, menos pecador em sua época / seus dias".

Em outras palavras (ainda - pra ver se dar para entender mesmo o que ele estava querendo dizer), "minha oração hoje viaja ao passado e age enquanto o sujeito estava ainda vivo décadas ou séculos atrás podendo transformar a sua vida para que sua história pudesse ser / fosse reescrita no tempo / espaço".

Confesso que fiquei chocado (e meio confuso) num primeiro momento com a criatividade "hollywoodiana" feita pelo religioso, mas pensando melhor, o que esperar de alguém, de algum movimento ou de alguma "boa intenção", quando não se tem por trás, de fato, uma base sólida, definitiva, plena para se pensar e discernir sobre a espiritualidade?

Quando não se tem a Revelação do Evangelho como regra e baliza para se interpretar as experiências da alma e suposições sobre a vida / morte? Quando a fé é suportada por ilações, misticismos e superstições que ganham força de tradição e suplantam as verdades das Escrituras? Quando o movimento das massas (a tal da "voz do povo é a voz de Deus") é tido como voz profética? Nada a esperar - Tudo se torna possível!

"Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam." (Hb 9:27,28)

OBS: Após a morte, segundo a Bíblia Sagrada, não há o que fazer para mudar a condição de quem entre nós não mais está. Deus, o Senhor, é quem o fará e conforme a Sua justiça que nos afere pela vida, pelas escolhas, pelas motivações, pela fé consciente que tivemos neste mundo. E tudo conforme a Sua graça. Intercedamos, pois, pelos vivos enquanto vivos estão!

Autor: Pr. Bruno Brandão

 

*As opiniões aqui expressas são de exclusiva responsabilidade do autor do texto e não refletem necessariamente o posicionamento oficial do Portal Guia-me e da Rádio FM Vida.

 

Fonte: Guia-me

Categoria:Artigos

Deixe seu Comentário